Conto e Prática Zen - Centro Vaidika

O Gato Cinzento - Um conto Zen

Os seres humanos não são como os leões nem como os tigres, portanto o Caminho não pode ser feito da mesma forma. O tigre e o leão são fortes, e o seu instinto e desejo obriga à vitória. Nunca lhes ocorre abandonarem o seu ego. mas, os seres humanos podem ir além do ego e da morte. No Zen, tornam-se ainda mais fortes que o leão ou o tigre, e descartam o instinto animal que se prende ao espírito humano.

Há 200 anos atrás, numa pequena aldeia no Japão, a casa de Shoken, um mestre de artes marciais, era constantemente "visitada" por um rato enorme.

Todas as noites, este rato enorme ia a casa de Shoken e, por causa do barulho que fazia, mantinha Shoken acordado a noite inteira. Assim, Shoken era obrigado a dormir durante o dia. Ele falou com um amigo que tinha gatos, e pediu-lhe: "Empresta-me o teu melhor gato". O amigo, que era uma espécie de treinador de gatos, emprestou-lhe uma gato rufia, extremamente rápido e especialista em caçar ratos, com garras afiadas e músculos ágeis. Mas, quando se encontrou face-a-face com o enorme rato, o rato defendeu o seu território e o gato teve de "dar à sola". havia, decididamente, algo de especial neste rato.

De seguida, Shoken pediu emprestado um segundo gato, de cor alaranjada, com imensa energia e personalidade agressiva. Este segundo gato fez "finca-pé" e combateu com o rato; mas o rato levou a melhor e o gato apressou-se a bater em retirada. Um terceiro gato foi pedido e atirado na direção do rato - este gato era preto e branco mas não fez melhor que os outros dois gatos anteriores. Shoken pediu um novo gato, o quarto, era preto, e velho, e não estúpido, mas não tão forte quanto o gato rufia ou o alaranjado. Este gato entrou, então, em casa.

O rato olhou para ele por uns instantes, e depois aproximou-se; ele estava apenas com um pouco de medo. De repente, o gato apanhou-o pelo pescoço, matou-o e levou-o dali para fora.

Depois disto, Shoken foi visitar o seu amigo tratador de gatos e disse-lhe: "Tantas vezes eu persegui aquele rato com a minha espada de madeira, mas em vez de o apanhar ele conseguia arranhar-me; porquê que o teu gato preto o conseguiu derrotar?"

O amigo disse-lhe: "O que devemos fazer e convocar uma reunião e perguntar aos próprios gatos". Assim, houve uma assembleia de gatos presidida pelo gato preto, que era o mais velho de todos. O gato rufia começou a disse: " Eu sou o mais forte".

O gato preto retorquiu: "Então porque não venceste?" O gato rufia respondeu: "Realmente, eu sou muito forte; Eu sei centenas de técnicas para caçar ratos. As minhas garras são afiadas e o meus músculos ágeis. mas o rato não era um rato comum."

O gato preto disse: "Então a tua força e técnica não se equiparam a do rato. Talvez tenhas músculos ágeis e adquirido muitas técnicas, mas a habilidade por si mesma não foi suficiente. nem de longe!"

Então, o gato alaranjado falou: "Eu sou inacreditavelmente forte, estou sempre a elevar a minha energia e autodomínio através do zazen. Vivo de vegetais e sopa de arroz e é assim que intensifico a minha energia. Mas, também eu fui incapaz de derrotar o rato. Porquê?"

O velho gato preto respondeu: "A tua destreza e energia são imensas, sem dúvida, mas aquele rato estava além da tua energia; eras mais fraco que o rato enorme. Se estás apegado à tua energia, orgulhoso dela, torna-se insípida. A tua energia tem um pico repentino, mas não dura, e tudo o que resta é um gato furioso. A tua energia pode ser comparada à água que sai de uma torneira; mas a do rato é como a que brota de um géiser. É por isso que o rato é mais forte que tu. Mesmo que tenhas muita energia, na realidade é fraca porque tens demasiada confiança em ti."

Depois, chegou a vez do gato preto e branco, que também tinha sido derrotado. Ele não era muito forte, mas era inteligente. Ele era iluminado, não praticava mais a técnicas, apenas passava o tempo todo a meditar, mas não era um renunciante (ou seja, alguém sem objetivos ou desejo por ganhos), por isso, também ele teve de fugir pela sua vida.

O gato preto disse-lhe: "És extremamente inteligente e forte, também. Mas, não foste capaz de derrotar o rato porque tu também tinhas um objetivo, portanto a intuição do rato foi mais eficaz que a tua. Assim que entraste naquela casa ele percebeu a tua atitude e estado de espírito, e por isso é que não o venceste. Foste incapaz de harmonizar a tua força, a tua técnica e a tua consciência ativa: elas encontram-se separadas ao invés de se fundirem numa só."

E, prosseguiu: "Eu, pelo contrário, num só momento, usei as três faculdades inconsciente, natural e automaticamente e foi assim que consegui matar o rato. Mas, eu conheço um gato de uma aldeia não muito longe daqui que é ainda mais forte que eu. Ele é muito, muito, velho e os seus bigodes são completamente Cinzentos. Eu encontrei-me com ele uma vez e ele não parece ser forte, de todo! Dorme o dia todo. Ele não come carne nem peixe sequer, apenas sopa de arroz, apesar de, às vezes, beber um gole de saqué. E ele nunca apanhou um único rato porque todos os ratos têm um medo tremendo dele e fogem a sete pés. Ele podia persegui-los a dormir. Este gato cinzento velhote é realmente misterioso e impressionante. Tens de te tornar como ele: para além da postura, para além das técnicas, para além da consciência."

Para Shoken, um grande mestre, esta foi uma lição muito valiosa.


Convida-se agora à participação na prática Zen de Março do Centro Vaidika, uma disciplina irreverente, normalmente associada ao budismo japonês. O objetivo desta sessão será a prática de meditação e expôr o propósito deste tipo de conhecimento conducente ao estado além da consciência.

- Nenhum rato será morto! -

ORIENTADOR
Ricardo Alarcão é adepto de Yoga desde 2005 e professor de Yoga certificado pela Aliança do Yoga. Frequenta retiros e sessões de prática intensiva de Hatha e Jñana Yoga, meditação ZaZen e participa regularmente em Sesshins.

HORÁRIO

28 Março, Sábado, 16h00-18h00.

INSCRIÇÕES
Valor €10, ou €8 pax no caso de uma dupla. Entre em contacto com antecedência.

CENTRO VAIDIKA
Rua 9 de Abril, 282, Pedrouços, Maia (à Areosa/Hosp. S. João, MAPA)
tlm. 912.900.200
om@yogavaidika.com
www.yogavaidika.com

Mensagens populares