Boletim 41 - Outubro 2015

Este mês, o Centro VAIDIKA promove Formação em Yoga, Bhakti Yoga, Om Healing, Mindfulness e Kundalini Yoga. Recebemos com muito gosto as nossas convidadas Mikaela Övén e Sat Narayan Kaur. Gratidão… Namaste!​

Love, Amor, Prema.

O Amor é muitas vezes confundido com afeição, paixão, compaixão, misericórdia, atração, desejo, libido, sexo, e embora todos eles sejam demonstrações de amor, o conceito mais popularmente conhecido é a formação de um vínculo emocional com alguém, capaz de receber e estimular este comportamento amoroso, enviando assim os estímulos sensoriais e psicológicos necessários, para a sua manutenção e motivação.

É tido por muitos como a maior conquista do ser. Falamos muito de diversas formas de amor, amor físico, platónico, amor maternal, amor pela vida, mas o problema reside exatamente em se falar e na sua diversidade de termos e significados que encontramos, que nos afasta cada vez mais da unidade, do sabor original do que é o amor. O amor para ocorrer não precisa necessariamente de ser permitido, como aquela célebre frase; -“Porque me amas? – Porque tu o me permitiste…” – Podemos amar alguém sem a sua permissão, mas aquilo que realmente necessitamos no amor é de reciprocidade, de empatia, de cumplicidade, de amizade sincera, de honestidade, de lealdade, de honra, de integridade, de liberdade, que desta forma permite a ambos os intervenientes (homem e mulher), aprofundarem e alargarem as relações de afetividade entre si.

Existe um laço natural não só afetivo, mas físico e mental também, pois admirar alguém é amar com o cérebro, surge uma plenitude em ambos que dura não dias, meses, anos, e para quem sente acredita desta forma, vidas após vidas.

O amor pode se entender de variadas formas, de uma forma física ou espiritual, embora na minha modesta opinião, o físico nunca pode ser desassociado do espiritual e vice-versa, dado que estamos “condenados” a ter uma natureza original espiritual, imutável, mas a nossa experiência se dá maioritariamente no plano físico; logo o amor no seu todo, tem que ser experimentado nas suas duas vertentes.

A vertente física engloba o sentimento, abstrato e sem forma, sem cor ou sabor, sem textura, engloba ao mesmo tempo a reação química interna das quais são responsáveis três neurotransmissores, a saber: - A dopamina, a norepinefrina e a serotonina, todos produzidos por áreas ligadas ao sistema de recompensa e prazer do cérebro. As mãos tremem e o coração e a respiração aceleram quando o ser amado está por perto? - Não acusem falsamente então o Cupido. Estão em ação a dopamina e a norepinefrina, substâncias que levam à alegria excessiva, à falta de sono e o sentimento de que o/a amado/a é único/a, e de que é quase impossível compará-lo/a com alguém. Já aquela compulsão e obsessão pelo/a parceiro/a são causadas por baixos níveis de serotonina. Amor então é físico/químico, é espiritual e é também karmico, pois quando duas pessoas se encontram não é apenas por coincidência, mas porque existem Punyas (virtudes, créditos) e Papas (pecados, débitos) entre ambos, e com esta referência faço a passagem para o amor na tradição védica, na qual iremos então analisar a Katha Upanishad.

Leia o resto no blogue. Por Paulo Nascimento.

॥ ॐ śāntīḥ śāntīḥ śāntīḥ ॥ Que haja Paz.

AGENDA
Formação em Yoga, Out 2015-Mar 2016
Bhakti Yoga, 10 out, sáb., 10h30
Om Healing, 14 out, 4ª feira, 20h30
Mindfulness, 21 out, 4ª feira, 21h00
Kundalini Yoga, 24 out, sáb., 15h00

CURSOS E EVENTOS
No dia 10 de Outubro, sábado, às 10h30, temos uma aula aberta e gratuita de BHAKTI YOGA, com o prof.ª de Yoga e Diretor do Centro Vaidika Gustavo Cunha. Inscrição: om@yogavaidika.com.

No dia 14, 4ª feira, 20h30, propomos OM HEALING com Cristina Garrido, prof.ª de Yoga. Esta prática proporciona equilíbrio aos corpos físico, mental, emocional e espiritual. As emoções são libertadas e os sentimentos de paz e o amor fluem melhor. Inscrição: om@yogavaidika.com.

A 21 de Outubro, 4ª feira, 21h00, recebemos Mikaela Övén para uma prática de MINDFULNESS & PARENTALIDADE. Mikaela é Instrutora de Mindfulness, Coach e Practitioner em Programação Neurolinguística e Positive Parenting, entre outras. Inscrição em om@yogavaidika.com.

No sábado 24 de Outubro propomos, em parceria com O Jardim de Lótus, WORKSHOP DE KUNDALINI YOGA com Sat Narayan Kaur. Através do Kundalini Yoga e das suas práticas dinâmicas e energizantes fortalecemos e quilibramos os sistemas nervoso e endócrino. Assim, crias uma maior conexão ao teu verdadeiro Ser, permitindo-te criar e viver a partir desse ponto de verdade. Inscrição prévia em om@yogavaidika.com.

PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- www.HUMANJOURNEY.com
- www.WALKFREE.org
- www.RE-FOOD.org/blog/

MEDITAÇÃO
Para se conhecer a natureza da mente, tem que se conhecer o "pensamento eu" que centraliza todos os outros. Para a mente "cair", o "pensamento eu" tem que cair, e este somente cai, desaparece, na percepção de sua origem. O "conceito de eu", cai, e sobra o "puro eu" que é Consciência, sempre presente. Por Glória Arieira.

FRASES E REFLEXÕES
What you cannot change, take it dispassionately. That is maturity. Take it objectively and deal with it. Objectivity keeps you in close proximity of what is. Por Swami Dayananda.

VER, LER E ESCUTAR​
Ong Namo, Raquel Harmansukh
Educar com Mindfulness, Mikaela Övén
Concerto ao vivo na Índia, Krishna Das

Que haja paz,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares