Boletim 42 - Novembro 2015

Este mês, o Centro VAIDIKA promove Formação em Yoga, Om Chanting, Mindfulness, Kundalini Yoga e Ayurveda. Recebemos com gosto Cristina Garrido, Mikaela Övén, Sat Narayan Kaur e Diana Sofia. Que haja paz. Namaste!​

Compaixão. Direito ou Dever?
Numa época em que os povos, a sociedade, sofre, emigra, perde o rumo físico e espiritual, lança-se constantemente o desafio da compaixão. E que desafio! Karuṇā é a palavra em sânscrito para a compaixão, a “acção que diminui o sofrimento dos outros”. É difícil aceitarmos esta mudança de atitude, de sairmos do nosso conforto e abraçarmos o mundo e todos os seres, em prol da felicidade comum e global.

O desafio e a pergunta que nos fazemos é: será um dever ou um direito?

Tudo depende da mudança que estamos dispostos a fazer nas nossas vidas. Neste mundo somos todos um, unificados e globais, e a compaixão não é apenas um ato de amor, mas algo que é, ou deveria ser, um ato perfeitamente lógico do ser humano - cuidar dos outros. Do mesmo modo que cuidamos de nós próprios, em sabedoria, cuidarmos dos outros - pois, neste universo, somos todos um. Não vivemos ou sobrevivemos um sem o outro. Então é um dever.

“Se a raça uma humana é de todos os Homens, se o sangue de todos é da mesma cor, porque não hão-de os povos e as culturas construir fraternalmente um mundo de justiça e paz?”, através de Karuṇā. Na compaixão, o nosso equilíbrio vem do equilíbrio dos outros. A energia do Universo, de Deus, funciona assim. “Karuṇā é a qualidade universal e motivacional dos seres que trabalham para acabar com o sofrimento do mundo”. Como? Através da energia que transmite pela acção: meditação, oração, pensamento, voluntariado, apoio, mentorado, transmissão de conhecimento, sendo um exemplo e um guia, mostrando um caminho para que todos sejam felizes - Lokāḥ samastāḥ sukhino bhavantu. Então é um direito.

O Dalai Lama diz que a mudança é mais consistente quanto é feita de forma planeada, explorando os temas que assoberbam a sociedade, cultivando valores internos e espirituais para que ocorra uma “transformação para um sociedade mais feliz”. Praticando a compaixão com todos os Seres, com o tempo colhem-se os benefícios de si e dos outros, trazendo auto-confiança, reduzindo o medo e a ansiedade.

“Diante do calor que vem do coração, vêm respostas na forma de gestos de compaixão genuína. E a compaixão verdadeira, acompanhada de sabedoria, leva à paz de espírito que se reflecte numa vida pessoal e familiar melhor e mais tranquila. (...) Assim se constroem comunidades e nações mais saudáveis. Essa é a força da compaixão. A compaixão é uma força. Cultive-a.” Dalai Lama. Por Kajal Ratanji.

॥ ॐ śāntīḥ śāntīḥ śāntīḥ ॥ Que haja Paz.

AGENDA
Formação em Yoga, Outubro 2015 a Março 2016
Om Chanting, 11 nov, 4ª feira, 20h00
Kundalini Yoga, 14 nov, sábado, 15h30
Mindfulness & Parentalidade Consciente, 18 nov, 4ª feira, 21h00
Ayurveda Workshop, 21 nov, sábado, 15h30

CURSOS E EVENTOS
No dia 11, 4ª feira, 20h00, propomos OM CHANTING com Cristina Garrido, prof.ª de Yoga. Esta prática proporciona equilíbrio aos corpos físico, mental, emocional e espiritual. As emoções são libertadas e os sentimentos de paz e o amor fluem melhor. Inscrição: om@yogavaidika.com.

No sábado 14 de Novembro, das 15h30 às 19h00, propomos, em parceria com O Jardim de Lótus, um WORKSHOP DE KUNDALINI YOGA com Sat Narayan Kaur. Através do Kundalini Yoga e das suas práticas dinâmicas e energizantes fortalecemos equilibramos os sistemas nervoso e endócrino. Assim, crias uma maior conexão ao teu verdadeiro Ser, permitindo-te criar e viver a partir desse ponto de verdade. Inscrição prévia em om@yogavaidika.com.

A 18 de Novembro, 4ª feira, 21h00, recebemos Mikaela Övén para uma prática de MINDFULNESS & PARENTALIDADE. Mikaela é Instrutora de Mindfulness, Coach e Practitioner em Programação Neurolinguística e Positive Parenting, entre outras. Inscrição em om@yogavaidika.com.

A 21 de Novembro, sábado, 15h30, recebemos Diana Sofia, terapeuta de Medicina Tradicional Indiana (Ayurveda), para o workshop AYURVEDA NO DIA-A-DIA. Conheça-se através do Ayurveda e melhore a sua saúde. Mais: om@yogavaidika.com.

PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
PORTO PELO AMBIENTE - AVAAZ
www.MINDFULNESSEPARENTALIDADE.com
www.SENHORESBICHINHOS.net

MEDITAÇÃO
A impermanência é um dado adquirido. O equilíbrio face à impermanência é importante. Vivemos dias conturbados, trabalhamos imenso e por vezes temos pouco tempo. Vivemos momentos de crise mundial, diz-se. Momentos de crise tornam o homem mais sábio, mais responsável, mais criativo. Por Isabel Leal.

FRASES E REFLEXÕES
Vive uma vida consciente, uma vida de escolhas, de opções. Estás aos comandos da tua vida. Não és um autómato, não estás à mercê dos teus impulsos. Por Swami Dayananda.

VER, LER E ESCUTAR​
Mindfulness, Mikaela Övén
Essência de Sabedoria, Ramana Maharshi
Flauta Bansuri, Rishab Prasanna

Que haja paz,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares