Boletim 48 - Maio 2016

Este mês, o Centro VAIDIKA recebe Mikaela Övén para uma SESSÃO DE MINDFULNESS no dia 25, 4ª feira. A 2 de Junho, 5ª feira, celebramos consigo e com a profª Glória Arieira o 4º ANIVERSÁRIO DO CENTRO VAIDIKA & SATANGA. Aceite o convite e venha celebrar connosco. Namaste!​

Vedanta - por Gloria Arieira
Vedanta caminha junto com o Yoga, no sentido em que, o Yoga é um estilo de vida ligado ao Vedanta. Eu acredito que, hoje em dia, exista mais divulgação do que é Vedanta e que as pessoas tenham tido mais acesso a mais livros que existem.

Eu dou aula no Brasil há 30 anos, mas eu acredito que de há 10 anos para cá existe mais gente interessada. Eu acho que é por haver mais exposição, mais disponibilidade. As pessoas estão buscando escutar, não só quando eu vou até lá, mas elas estão criando grupos de estudo para dar continuidade. Isso é uma coisa interessante, você escutar com um CD porque a pessoa não está ali na frente.

Traduzi a "Bhagavad Gita" do Sânscrito para o Português com significado de cada palavra e um pequeno comentário de cada capítulo. E, para breve, haverá a tradução do "Yoga Sutra" à luz do Vedanta. O Yoga Sutra, principalmente, que já era conhecido no mundo de Yoga, é tão complexo e do qual existem traduções tão opostas que ter algo coerente está sendo uma coisa que as pessoas estão gostando.

VEDANTA & PSICOLOGIA
A Psicologia lida com a nossa mente. A mente através das experiência do mundo tem experiências positivas e negativas, de alegrias e tristezas, tem alguns problemas, soluciona alguns, outros não consegue solucionar. E não existe uma proposta dentro da Psicologia, uma proposta para a mente, de curar completamente o sofrimento. Não tem uma solução.

Por mais que uma pessoa faça muitos anos de terapia, no final ela recebe alta e alta quer dizer: “agora você está preparado para lidar com as adversidades da vida”. O ser humano é assim mesmo, vai ter alegrias e tristezas. Então não tem uma solução, ponto final. A solução é essa: “agora você está equipado para lidar com a sua vida”.

Dentro da visão de Vedanta o problema é ilegítimo. Existe um sofrimento, não é que não exista um sofrimento, a gente reconhece o sofrimento, mas a gente considera que a causa do sofrimento é ilegítima, a causa é devida a uma confusão, a uma ignorância. Uma confusão acerca do próprio Eu, no entendimento de Si-mesma.

Quando a pessoa entender o Eu, o Ser, a Si-mesma, como a paz, como completa, como livre de qualquer forma de limitação, as limitações da mente, as limitações do mundo e das experiências do mundo você reconhece como naturais. Fazem parte da dualidade do mundo mas Eu, fundamentalmente, não tenho problema nenhum. Eu não sou limitado, de facto.

Então você consegue lidar com a objectividade do mundo sem criar um problema “para mim”. Existe sukha e dukha, existem situações que são agradáveis e desagradáveis mas não existe o dukhi, o sukhi – “eu não sou infeliz, eu não sou esse sofredor”. Então Vedanta diz que não existe o problema, o problema é ilegítimo. O problema nasce duma confusão somente.

Leia o resto aqui. Mais sobre Vedanta em www.vidyamandir.org.br.

॥ ॐ śāntīḥ śāntīḥ śāntīḥ ॥ Que haja Paz.

AGENDA
- Mindfulness: 25 Maio, quarta feira 21h00
- 4º Aniversário: 2 Junho, quinta feira, 21h00
- Formação Hatha Yoga, 1 a 21 de Agosto
- Formação Kundalini Yoga, Set-Jul 2017
- Viagem à Índia: 22 Out. a 5 Nov. 2016

CURSOS E EVENTOS
A 25 de Maio, 4ª feira, 21h00, recebemos Mikaela Övén para uma prática de MINDFULNESS. Mikaela é Instrutora de Mindfulness, Coach e Practitioner em Programação Neurolinguística e Positive Parenting, entre outras. Inscrição em om@yogavaidika.com.

Celebramos o 4º ANIVERSÁRIO do Centro Vaidika, a 2 de Junho, quinta feira, 21h00, com a nossa querida profª Gloria Arieira. Inscrição em om@yogavaidika.com.

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE KUNDALINI YOGA, segundo Yogi Bhajan inicia em Setembro (duração até Julho 2017). Uma excelente oportunidade de aprendizagem! Inscrição: om@yogavaidika.com.

A viagem RUMO À INDIA 2016 com Gustavo Cunha e Diana Vaz, acontece durante a passagem de Ano indiana, de 22 de Outubro a 5 de Novembro. As inscrições estão esgotadas mas aceitamos pré-reservas para a viagem RUMO À INDIA 2017 - HOLI EDITION. Inscrição em india@yogavaidika.com.

PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- www.GHEEHAPPY.com
- www.NATIONALMUSEUMINDIA.gov.in
- http://SANSKRIT.jnu.ac.in

FESTIVIDADES EM MAIO
Dia 10 - Shankaracharya Jayanti
Dia 14 - Sita Navami
Dia 19 - Narasimha Jayanti
Dia 21 - Buddha Purnima
Dia 31 - Hanuman Jayanti

VER, LER E ESCUTAR​
Ammaji, Swamini Pramananda
Citações, Mooji
Sufi Meditations, Anandmurti Gurumaa

MEDITAÇÃO
Neste momento tudo é exactamente como é...
Nada para se ser ou tornar
Nenhuma meta ou plano para alcançar ou traçar
Sou totalmente aquilo que é
Sem sequer ter de pensar nisso
Não há forma de me tornar naquilo que sou
Apenas entregar-me
Apenas escancarar o meu peito aquilo que é
Abrir o Coração a todas as sensações sem julgamento
Derreter-me na imensidão do instante
Sou o Que É o que É o que Sou
Sem palavras, sem palavras...
Quem é que Nasce?
Quem é que morre?
Quem é que parte?
Quem é que fica?
Quem é que se ilumina?
Quem...
Apenas o som da Vida, o ressoar constante quase inaudivel deste Agora
Deste meu Coração aberto ao mistério de se ser e não ser.

Por Marco Peralta.

Que haja paz,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares