Boletim 55 - Dezembro 2016

No dia 14, recebemos Mikaela Övén para uma SESSÃO DE MINDFULNESS e encerramos de 19 a 3 de Janeiro. Boas festas. Namaste!​

O Ano Novo, por Thich Nhat Hanh

Agora que o ano está a acabar, devemos ser capazes de nos fazer estas simples perguntas: o que eu fiz no ano de 2016? Fui capaz de produzir sentimentos de alegria e felicidade durante os meus dias? Aprendi a produzir um sentimento de alegria, um sentimento de felicidade, todos os dias, durante o ano de 2016? Aprendemos que através da atenção consciente conseguimos produzir um sentimento de alegria, um sentimento de felicidade quando quisermos (…). Você fez isto em 2016? Temos mais uns dias (risos).
​ Então, podemo-nos perguntar: fui capaz de cuidar dos sentimentos ou emoções dolorosas durante o ano de 2016? De tempos a tempos, um sentimento de dor aparece, uma emoção forte e desconfortável surge, e fomos nós capazes de lidar com elas? De acalmá-las, de maneira que não nos tornemos uma fonte de sofrimento para nós e para os outros? (…) Ou até mesmo de transformá-las em algo melhor, como compaixão? Amizade? Perdão?
Porque a dor e o prazer são orgânicos. É como amor e ódio, são de natureza orgânica. Se você não sabe lidar com o amor, pode-se tornar outra coisa, como raiva ou ódio. E se você souber como lidar com a raiva e o ódio, você pode transformá-los em entendimento e amor. E, todas estas coisas podemos aprender, como praticantes da atenção plena. E se não dominamos a prática de gerar alegria e felicidade, você não aprende a lidar com sentimentos e emoções dolorosas, e você vai repeti-los, no novo ano. E o novo ano não vai ser muito novo. Só uma repetição do velho. Então para que o ano novo seja novo, você tem que renovar-se a si mesmo, você tem que se fazer novo.

​ O ano que vai terminar é uma invenção nossa, uma fabricação nossa, um produto nosso. O valor do ano depende da consciência no agir, do nosso jeito de viver as nossas vidas. O valor do ano depende da nossa consciência da vida.

​ Traduzido por Nando Pereira, em dharmalog. Leia o resto aqui.

​ ॐ śāntiḥ śāntiḥ śāntiḥ ॥ Que haja Paz.

AGENDA
Mindfulness: 14 Dez., 4ª feira, 21h00
FÉRIAS: 18 Dezembro a 3 Janeiro

CURSOS E EVENTOS
A 14 de Dez, 4ª feira, 21h00, recebemos Mikaela Övén para uma prática de MINDFULNESS. Mikaela é Instrutora de Mindfulness, Coach e Practitioner em Programação Neurolinguística e Positive Parenting, entre outras. Inscrição em om@yogavaidika.com.

​​ ​PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- www.dharmalog.com
- www.personare.pt/yoga
- www.hridayta.pt

FESTIVIDADES EM DEZEMBRO
Dia 9 - Gītā Jayantī

VER, LER E ESCUTAR​
5 Dias no Tibete, Documentário
Gheranda Samhita, Gustavo Cunha
Aditya Hridaya Stotram, Shubha Mudgal

MEDITAÇÃO
"É sempre agora... provavelmente, não há nada mais importante para entender do que isso.” Por Sam Harris.

​Tudo de bom,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares